10 dúvidas sobre as Rosqueadeiras de tubos e vergalhões Merax

1 – De que material as Rosqueadeiras são fabricadas?

Nossas máquinas são fabricadas em aço, com carcaça em alumínio fundido de alta resistência, proporcionando maior, durabilidade e leveza.

 

2 – Quais as principais aplicações?

Confecção de roscas cônicas (BSP e NPT) em tubos e roscas métricas ou polegadas em vergalhões para o modelo Z1T-R2A.

 

3 – Para que tipo de uso essas roscas produzidas pelas rosqueadeiras são utilizadas? Montagem de tubulações de água, ar comprimido, gás, vapor, óleo, sistemas de combate a incêndio, sprinklers, etc., com baixa e alta pressão.

 

4 – Como funciona a rosqueadeira?

Após a preparação do equipamento com os cossinetes do tipo, diâmetro e tamanho da rosca a ser confeccionada e o abastecimento do reservatório do óleo lubrificante Merax indicado (não utilizar óleo solúvel base d’água) prenda o tubo nos dois mandris da máquina, corte o tubo na medida deixando sua face paralela, utilizando a roda cortadora, e aproxime o cabeçote pressionando até formar 3 ou 4 fios de roscas, a partir deste momento o equipamento completará a rosca até o comprimento desejado automaticamente, desarmando e abrindo o cabeçote. Pronto! Sua rosca padrão estará pronta.

 

5 – Qual a importância desse tipo de equipamento?

Esse equipamento é importante no ganho de tempo, no aumento da qualidade e padronização na confecção de roscas, em comparação com as tarraxas manuais. Uma vez que na confecção manual em tubos de diâmetros maiores se exige uma enorme força física do operador para a confecção das roscas, além de não se conseguir manter o padrão e a qualidade roscas produzidas de forma manual.

 

6 – Gostaria de detalhes dos modelos de Rosqueadeiras fabricadas pela empresa.

Temos hoje o maior portfólio de Rosqueadeiras do mercado, sendo 4 modelos de bancada; com capacidade de ½”a 2” modelo Z1T-R2, com capacidade de ½” a 4” modelo Z1T-R4 e com capacidade de 2 ½” a 6” e o modelo Z1T-R6, e ainda uma com capacidade de ½” a 2” para confecção de roscas em tubos e em vergalhões de 8 a 33 mm, modelo Z1T-R2A. Todas as máquinas acima possuem desarme automático de fim de rosca, lubrificação automática e mandril com garras auto-blocantes.

Temos também em linha dois modelos de rosqueadeiras portáteis de ½” a 1 ¼” e de ½” a 2” modelos MX-01C e MX-02D respectivamente. Ambas com seus cabeçotes intercambiáveis, inclusive com as tarraxas manuais da Merax, de acordo com modelo.

Para todos os modelos acima fornecemos nas versões NPT e BSP e ainda fornecemos cossinetes avulsos para ambos tipos de roscas, em aço carbono e HSS (Aço Rápido) para reposição de acordo com a necessidade do cliente.

 

7 – Qual a manutenção desse tipo de equipamento?

As rosqueadeiras da Merax possuem um baixo índice de manutenção em condições normais de uso (aplicação, voltagem correta, condições do ferramental), sendo a sua principal manutenção relacionada a limpeza, lubrificação do equipamento e troca da ferramenta de corte (Cossinetes e Roda Cortadora) pelo desgaste e perda de afiação. Para isso, é muito importante que operador esteja atento ao funcionamento da bomba de lubrificação e a qualidade do corte dos cossinetes, evitando forçar o equipamento no momento do uso.

Outro fator importante é que a Merax possui uma equipe técnica especializada e um amplo estoque de peças de reposição caso seja necessário a substituição de quaisquer peças do equipamento, estando o equipamento em garantia ou após o término da mesma.

 

8 – Existe alguma norma específica para a utilização desse equipamento?

Não, porém existem normas técnicas para as roscas. Lembrando que sempre indicamos o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e por se tratar de uma máquina rotativa, a não utilização de correntes, anéis, e outros objetos que possam enroscar no momento da operação.

 

9 – Quem pode operar?

Como trata-se de uma operação simples qualquer operador treinado para esta função.

 

10 – Como funciona o treinamento para a aplicação da rosqueadeira?

A Merax disponibiliza no seu site e no Youtube um vídeo demonstrativo da operação da máquina, e ainda cada equipamento acompanha um CD de demonstração. Além disso, disponibilizamos para os nossos clientes uma Área Técnica, que podem auxilia-los esclarecendo suas dúvidas: https://www.merax.com.br/categoria/731/0/0/rosqueadeiras