Sistemas rígidos versus flexíveis

Outro equívoco sobre a junção mecânica do tubo ranhurado é que os acoplamentos não podem produzir juntas rígidas e exigem suportes extras para evitar a flacidez do sistema. O alojamento em um acoplamento rígido prende positivamente o tubo para produzir uma junta rígida, fornecendo características de comportamento do sistema semelhantes às de outros sistemas rígidos. A tubulação permanece alinhada e não está sujeita a movimentos axiais ou deflexão angular.

Os sistemas que utilizam acoplamentos rígidos precisam de técnicas de suporte idênticas às dos sistemas soldados quando projetados e instalados de acordo com os requisitos de espaçamento do suspensor, como indicado no Código ASME B31.1 Pipeline, ASME B31.9 Building Services Piping Code e NFPA 13 Sprinkler Systems Code.

A flexibilidade da articulação inata permite loops de expansão térmica menores.

 

Na maioria dos sistemas utilitários e de processo, a flutuação de temperatura produz mudanças dimensionais, estresse e forças potencialmente danosas. Os acoplamentos flexíveis acomodam os efeitos térmicos, permitindo movimentos e deflexões lineares (Figura 5). Uma série de acoplamentos flexíveis em proximidade estreita acomoda até 3 pol. (76 mm) de movimento linear. Os acoplamentos flexíveis podem ser usados ​​em alterações nas direções para fornecer compensações sem estresse ou em loops de expansão “tradicionais”. No entanto, usando acoplamentos flexíveis nos cotovelos das alças de expansão, o loop pode ser reduzido em tamanho de metade a um terço do tamanho de um loop de construção soldada.

 

Confiabilidade comprovada

O objetivo final, confiabilidade em uma junção mecânica de tubo ranhurado, foi comprovado por meio de pesquisa, testes e avaliação extensiva. Tem resistido ao teste do tempo em algumas das aplicações industriais mais exigentes, incluindo geração de energia, produção primária e secundária de petróleo, tubulações  de alta pressão, produção de biocombustível e sistemas de água, incluindo osmose reversa e nanofiltração. Além disso, tem sido um componente confiável de aplicações de missão crítica, como data centers, aplicações de limpeza química inflamável, linhas de combustível e refrigeração para motores de locomotivas e serviços de elevadores hidráulicos.

 

Juntas mecânicas são usadas em uma variedade de serviços de tubulações industriais, incluindo tubulações de serviços e processos. Recomenda-se consulta, a literatura publicada ou o departamento técnico quando surgirem dúvidas sobre serviços específicos e desempenho do produto.

 

Engenheiros, empreiteiros e proprietários podem ter certeza de que a tecnologia de tubulação ranhurada foi exaustivamente testada, tanto em pesquisa quanto no campo, e demonstrou força e confiabilidade consistentes. Mitos sobre o processo, rigidez do sistema, elasticidade e estresse e as características do fluxo são facilmente explicados. Quando a natureza versátil e econômica do método é considerada, fica claro que, quando apropriado, a junção mecânica do tubo com ranhuras pode e deve ser seriamente considerada.

Atenção, em alguns casos o método pode não ser recomendado. Os acoplamentos mecânicos ranhurados, como todos os métodos e materiais de junção, possuem limitações. Essas limitações incluem extremos de temperaturas  altas e baixas, pressões excessivamente altas e compatibilidade química da vedação elastomérica com vários produtos químicos.

Gary Trinker é gerente de serviços de engenharia da Victaulic Co., Easton, Pa.

Conheça a Ranhuradora de Tubos!