Ranhura em tubos – Dinâmica de fluxo

Uma preocupação associada à tubulação mecânica ranhurada é que a endentação(rebaixo) do diâmetro interno da ranhura por laminação afetará a dinâmica do fluxo. No entanto, o recuo é pequeno, com bordas lisas a montante e a jusante (Figura 4). O recuo é na parede do tubo, onde a velocidade do fluido é menor. A queda de pressão é tão pequena que é considerada desprezível quando comparada a outras quedas de pressão, como as de atrito geral de tubos, válvulas, curvas e conexões de derivação.

A junta mecânica introduz apenas uma pequena perturbação no perfil de fluxo.

 

O teste de fluxo confirmou que as juntas exibem boas características de fluxo. O teste envolveu ranhuras e extremidades planas de 4 pol. Tubos de cobre Tipo K e tubos de aço carbono de 2 a 8 pol. Schedules 10 e 40 em velocidades de fluxo de 1,20,  2,43,  3,65 e 4,87 m / seg. à temperatura da água ambiente.

As tomadas de pressão localizadas a 3,3 m de distância em uma seção reta do tubo (ou tubo) estabeleceram a medição da linha de base nas taxas de fluxo testadas. Em seguida, o tubo foi cortado em quatro segmentos para inserir três juntas de tubos ranhurados com rolete entre as tomadas de pressão. Depois que as novas perdas de pressão foram registradas, a perda da linha de base foi subtraída para determinar a perda de inserção. A perda média de cada junta de acoplamento com ranhuras era de cerca de 16cm equivalente de tubo

Testes independentes adicionais da Factory Mutual Research Corp. apóiam esses resultados. O Boletim Consultivo Técnico de Dados de Prevenção de Perdas do Factory Mutual 2-8N estipula que uns 30,5cm equivalente de tubo seja adicionado para cada junta ranhurada por laminação em qualquer tamanho de tubo. Isso é conservadoramente maior do que os valores reais do teste, mas ainda relativamente baixo em comparação com os valores estabelecidos para componentes como válvulas e conexões. Esses valores atestam ainda mais as características de baixa perda das juntas ranhuradas por laminação.

 

A queda de pressão na ranhura por laminação é consistente e pode ser explicada durante o projeto do sistema. Embora, em teoria, os sistemas soldados produzam pouca ou nenhuma perda nas juntas, as variáveis ​​na qualidade do acabamento podem levar o material de soldagem a entrar no duto, interferindo no fluxo e, em alguns casos, se desalojando e causando um bloqueio do sistema.

Conheça a Ranhuradora de Tubos!