Aumente a vida útil de suas ferramentas

 

Vida longa para suas máquinas e ferramentas!

 

Estas informações visam o aumento da vida útil de máquinas e equipamentos, evitar e diminuir paradas por manutenção corretiva, que sempre causam prejuízos e transtornos.

É importante que se difunda dentro da empresa, a cultura de que todos os envolvidos com máquinas e ferramentas sejam responsáveis pelas tarefas, que vamos descrever em seguida. A responsabilidade compartilhada é um dos pontos básicos do MPT (Manutenção Preventiva Total) que visa falha zero e quebra zero dos equipamentos.

 

a) Manual Técnico

Muitas vezes o operador experiente negligencia a leitura do Manual Técnico por achar que é muito simples operar o equipamento. O manual foi desenvolvido pela experiência do fabricante, e contem informações fundamentais para o correto, uso, manutenção e conservação do produto. Portanto faça com que todos envolvidos se habituem a ler os manuais.

Alerta: O principal motivo de quebras ou queima de produtos em sua primeira utilização é a falta de leitura e aplicação das informações do manual.

 

b) Armazenagem

A forma como armazenamos os produtos é básico na conservação de maquinas e ferramentas. O acondicionamento dos produtos e seus acessórios em suas caixas e maletas originais fará com que eles tenham vida útil maior.

Equipamentos com bom aspecto geram cuidados maiores. Se não houver, providencie estes recipientes que trarão senso de arrumação como preconiza o programa 5S.

 

c) Limpeza

Limpar a máquina? Pra que, se vou usar de novo? É justamente na hora da limpeza que poderemos verificar os reapertos de parafusos e porcas, o desgaste de partes móveis, vazamentos, lubrificação, trincas e oxidação das partes metálicas.

Use o checklist de verificação e junto faça a limpeza, isso lhe trará grande benefício.

 

d) Lubrificação

Capitulo importante deste manual a correta lubrificação evitara danos como: desgaste do motor elétrico, desgaste mecânico dos conjuntos móveis, desgaste prematuro de ferramentas, falta de precisão nas peças, oxidação da máquina. A limpeza seguida da lubrificação é fator determinante na vida útil dos equipamentos. Portanto utilize óleos e graxas dentro das suas especificações.

 

e) Manutenção Preventiva

Sabemos que não é fácil, mas a manutenção preventiva é o item de maior impacto na vida das máquinas e equipamentos. Menos onerosa que a manutenção corretiva muitas vezes pode ser feita pelo próprio operador, substituir uma escova de carvão em motores elétricos, p. ex., pode evitar danos na bobina, no induzido (rotor), sempre com maiores custos de parada e reparos. Do mesmo modo pode ser feita a verificação de níveis de água e óleo e as condições de filtros e peneiras.

 

f) Fontes de Alimentação

A qualidade das fontes de alimentação merece um cuidado especial na manutenção de seus equipamentos. A má qualidade da energia no ponto elétrico com certeza vai trazer prejuízos aos equipamentos, o correto dimensionamento da rede elétrica, a quantidade de equipamentos ligados a ela, o fator de potencia são itens, entre outros, a serem verificados. Os equipamentos pneumáticos por seu lado precisam de ar comprimido de qualidade, filtros, lubrificadores de linha, reguladores de pressão, purgadores de excesso de água da rede, devem ser providenciados antes mesmo da aquisição dos equipamentos.

 

Esperamos que este manual colabore para que proprietários e usuários de equipamentos possam dar uma maior vida útil e desempenho para seus equipamentos!

 

Duvidas? Só entrar em contato com nosso departamento de Assistência Técnica.