Dicas e soluções para o uso das Furadeiras de Base Magnética e Fresas/Brocas Anulares

ADERÊNCIA MAGNÉTICA DAS FURADEIRAS DE BASE MAGNÉTICA

Furadeiras de Base Magnética precisam ser magnetizadas em superfícies sólidas. A força da adesão magnética esta relacionada à espessura da chapa de aço. A espessura mínima é de 3/8”(9,75 mm) . Se o material for fino a Furadeira de Base Magnética não terá suficiente aderência. Firme outra peça de aço junto com o material de pouca espessura para maior aderência.  Materiais limpos e sem pinturas ou revestimentos serão melhores para magnetizar. Em materiais não ferrosos é sempre possível utilizar algum artefato ferroso que permita a magnetização, é só fixa-lo ao material a ser furado.

DEVO USAR LUBRIFICANTE OU LÍQUIDO REFRIGERADOR?

Sim, sempre que for possível é importante usar , pois  a refrigeração aumenta em muito a vida útil das Fresas/Brocas Anulares.

Use o sistema de lubrificação original Merax, espirrar ou borrifar lubrificante no momento de fazer o furo ajuda muito pouco em aumentar a vida útil das Fresas/Brocas Anulares. Maior parte do liquido é desperdiçado saindo junto com os cavacos e pelos sulcos antes de chegar aos dentes de corte. Por isso recomendamos sempre o uso do reservatório lubrificante.

É recomendado o uso do Óleo de Corte (MERAX) de base mineral, pois os óleos solúveis em água tendem a destemperar a Fresas/Brocas Anulares reduzindo a sua vida útil.

O QUE CAUSA A PERDA DE CORTE OU A QUEBRA DAS FRESAS/BROCAS ANULARES?

A primeira causa de quebra ou a prematura perda de corte das fresas/brocas é a pouca pressão na hora de fazer o corte. Usar uma firme pressão, constante até o final do corte é fundamental para a vida longa das fresas.

É preciso escutar o motor da Furadeira de Base Magnética trabalhando e produzindo filamentos compridos de cavaco que são expelidos do furo, parecidos com um ninho de pássaros. Outra razão para a quebra das fresas é a movimentação da Furadeira de Base Magnética ou da peça de trabalho. A Fresa/Broca Anular pode quebrar facilmente se a Furadeira de Base Magnética e o material não estiverem firmemente fixados na hora do uso.

PORQUE A “MOEDA “ ENTALA DENTRO DA FRESA/BROCA ANULAR?

Usar lubrificante ou óleo de corte ajuda a “moeda” a ser ejetada no fim do corte. Porém quando se torna difícil que a ela saia, ou houver dificuldade no corte é possível que a Fresa/Broca Anular esteja desafiada, é necessário então reafiar , ou trocar a Fresa/Broca Anular. Certifique-se também que não haja restos de cavaco prendendo a “moeda”. Verifique também se a mola ejetora esta em ordem.

MANUTENÇÃO DA SUA FURADEIRA DE BASE MAGNÉTICA

Para uma melhor performance da sua Furadeira de Base Magnética utilize o Guia de Manutenção Merax. Você poderá encontrá-lo no site merax.com.br. O uso constante de sua Furadeira de Base Magnética requer permanentes ajustes, e se necessário troca de peças danificadas para um perfeito funcionamento e para evitar acidentes. O ideal são inspeções rápidas e aleatórias para evitar consertos mais custosos.

É NECESSÁRIO O USO DAS CINTAS DE SEGURANÇA?

SIM! Principalmente quando usadas invertidas ou na horizontal sua Furadeira de Base Magnética deve ser usada sempre com correntes ou CINTAS de segurança. Não somente para a segurança do operador ou circundantes como para proteger seu investimento.

PORQUE MINHA FURADEIRA DE BASE MAGNÉTICA ESTÁ SE SOLTANDO DO MATERIAL?

Veja se o fundo da Base Magnética está limpo de cavacos e detritos. Uma Fresa/Broca Anular sem corte pode também  ajudar a soltar a Furadeira de Base Magnética da superfície. Quando perfurar na posição invertida ajude empurrando pela alça contra a superfície.

O QUE DEVO FAZER QUANDO TERMINAR O TRABALHO?

  1. Desligue o motor.
  2. Certifique-se que a “moeda” foi ejetada.
  3. Tire todo o chip da(s) Fresa(s)/Broca(s) Anular (es), em volta e embaixo da Base Magnética.

QUAL A PRESSÃO CORRETA NA MANOPLA NA HORA DO FURO?

Deve ser usada uma pressão firme e constante na hora do corte para maximizar a vida das Fresas/Brocas Anulares. Escute o motor, você sentirá se é  preciso forçar um pouco mais, o motor deve mostrar que está trabalhando. Procure não usar nem pouca força nem muita força. Também não faça o furo em “soluços” forçando a Fresa/Broca Anular e depois aliviando, forçando e aliviando, isto com certeza vai acabar com a Fresa/Broca Anular.

PORQUE NÃO USAR FRESAS/BROCAS DE TROCA RÁPIDA?

O uso de Fresas/Brocas Anulares de troca rápida deve ser feito em casos de muita necessidade, pois não oferecem a mesma rigidez que as Fresas/Brocas Anulares fixadas com parafuso, que evitam quebras da ferramenta e lhes proporcionam maior vida útil.

PORQUE EU TENHO PROBLEMAS AO PERFURAR AÇO INOX?

Inox é um excelente material mas pode facilmente se tornar mais duro. Se ao furar você não mantiver a pressão constante e permitir que a temperatura da chapa aumente, o material pode se tonar tão duro que ficaria difícil continuar o corte. Use um firme pressão constante na manopla, bastante liquido refrigerante e não alivie a  pressão para ajustar sua posição.

POSSO USAR A FURADEIRA DE BASE MAGNÉTICA NO MESMO MATERIAL QUE ESTÁ SENDO SOLDADO?

Não. Perfurar o mesmo material que está sendo soldado pode ocasionar um curto-circuito e danificar a máquina.

 

Para suporte técnico e serviço de garantia contate a Merax.

MERAX.COM.BR