Existem 3 tipos de fornecimento de energia, que são o monofásico, bifásico e trifásico.
A escolha do padrão de energia fornecida segue critérios de acordo com a carga instalada em uma residência, comércio ou indústria. Abaixo podemos ver uma tabela de potência máxima instalada, porém algumas Concessionárias de Energia podem subdividir esta tabela criando faixas de acordo com a sua rede de distribuição.
Nas tensões Monofásica temos um fio fase que pode ser de 127V ou 220V conforme a Concessionária de Energia local e um fio neutro. A título de curiosidade podemos citar a cidade do Rio de Janeiro/RJ cuja tensão padrão é 127V e a cidade de Jundiaí/SP cuja tensão padrão é 220V.
A tensão Bifásica é a mais difundida no Brasil e encontrada na maioria dos municípios, nela possuímos dois fios fase de 127V mais um fio neutro. Neste caso podemos tanto utilizar a tensão 127V como a 220V, pois é muito comum em residências com instalações Bifásicas, as pessoas utilizarem apenas uma fase e o neutro para obterem a voltagem de 127V em suas tomadas, dividindo assim a carga utilizada.
Já na instalação Trifásica a tensão mais utilizada no Brasil é a 380V, que são compostas por 3 fios fase (R, S, T) e um fio neutro. Esse tipo de instalação é mais voltado para Comércios, Condomínios, Indústrias etc., podemos neste caso obter as tensões de 220V e 380V.
O sistema trifásico é a forma mais eficiente de distribuir energia elétrica a longas distâncias, e permite que grandes equipamentos industriais operem com muito mais eficiência, pois evita queda brusca de energia principalmente quando há muitas máquinas e equipamentos ligados ao mesmo tempo.
Os motores monofásicos e trifásicos
Os motores que trabalham em Corrente Alternada (CA) podem ser monofásicos ou trifásicos, sendo que são suas formas construtivas que os diferenciam.
Nos motores monofásicos temos a entrada de apenas 2 fios, podendo ser eles na tensão 127V ou 220V e são partidos através de um capacitor, que normalmente fica alojado do lado externo do corpo do motor.
Normalmente estes motores são utilizados para baixas cargas, e tem sua ligação interna em série ou paralela.
A Merax possui uma completa linha de Rosqueadeiras com motores monofásicos em 220V, para utilização em obras residenciais, comerciais e industriais. São elas as Rosqueadeiras R2, R2A, R4 e as portáteis, disponíveis em dois modelos.
Motores trifásicos, são mais leves e mais duráveis que os motores monofásicos, comparados 2 motores de mesma potência e utilização em condições adequadas e com todos os sistemas de proteção, e por consequência uma menor manutenção. Por este motivo são mais utilizados em cargas mais altas, principalmente na indústria.
Normalmente são ligados com 3 fases, sendo seu fechamento de ligação interna nos padrões estrela (para maior tensão) ou triângulo (para menor tensão).
Os motores trifásicos produzem um torque constante e por isso são menos sujeitos a vibrações, completamente diferente dos motores monofásicos
VOCÊ SABIA?
Que a Merax possui uma completa linha de Rosqueadeiras para Tubos com motores monofásicos e trifásicos em 220V?
Esses modelos são:
Com motores Monofásicos (para utilização em obras residenciais, comerciais e industriais):
Rosqueadeiras
www.merax.com.br/produto/2256/0/z1t-_r4_
Z1T-R2 – com capacidade de ½” à 2”
Z1T-R2A – com capacidade de ½” à 2” e vergalhões de M8 a M33mm
Z1T-R4 – com capacidade de ½” à 4”
Portáteis, disponíveis em dois modelos – com capacidade de ½” à 1 ¼” e de ½” à 2”.
Com motores Trifásicos (para atender as grandes obras e as indústrias em geral):
Rosqueadeiras Z1T-R4T – com capacidade de ½” à 4”
Z1Z-R6 – com capacidade de 2 ½” à 6”.
Cossinetes e Óleo Rosca Corte
A Merax possui ainda uma completa linha de Cossinetes BSP e NPT para tubos e Cossinetes em milímetros e polegadas para vergalhões. Além de fornecer o Óleo Rosca Corte Merax, para um sistema eficiente de refrigeração em todo o processo da confecção de roscas.
www.merax.com.br/produto/2180/1/oleo_rosca_corte