Alguns perguntam como o sulco da ranhura do tubo é formado e como isso afeta o desempenho do tubo em diferentes aplicações. Existem dois tipos de canais: ranhura por laminação e ranhura por corte.
Os dois tipos de configuração de ranhura. A ranhura de laminação (acima) difere ligeiramente da ranhura de usinagem (abaixo). Usado em aproximadamente 90% das aplicações de tubulação ranhurada, o ranhuramento por laminação é o método mais comum.
A ranhura por laminação foi desenvolvida há mais de 50 anos para tubos leves ou de parede fina, o que abriu as portas para um método rápido e econômico de unir mecanicamente esse tubo. A ranhura por laminação agora é usada em uma ampla variedade de tamanhos de tubos e espessuras de parede porque é uma técnica de preparação rápida, eficiente e limpa, sem sacrificar o desempenho da junta do tubo. A ranhura por laminação desloca radialmente uma pequena porção da parede do tubo em um processo de conformação a frio. A extremidade do tubo é colocada entre o conjunto de roletes de uma máquina ranhuradora. O conjunto de cilindros fecha, o tubo é comprimido e girado, e um sulco é formado em torno do diâmetro externo, deixando um recesso circunferencial no lado externo e um recuo no interior. A ranhura por laminação pode ser usada em tubos de aço carbono padrão ANSI (NBR5590) e tubos e tubulações de aço inoxidável, cobre e alumínio, e em tubos de plástico PVC Schedule 80 . Os sistemas ranhurados por laminação variam em alguns materiais, de 3/4 pol. até 60 pol. de diâmetro.
A ranhura, representada pela barra preta, remove menos material da parede do tubo que na confecção de uma rosca. A ranhura por usinagem, por outro lado, é comumente usada em tubos de parede padrão ANSI (NBR 5590) ou maiores e para aplicações abrasivas, onde o interior da parede do tubo precisa ser o mais liso possível para permitir que os materiais passem sem obstrução. A superfície interna lisa e contínua permanece depois que a ranhura é usinada, fazendo com que a ranhura por usinagem seja adequada para sistemas que requerem revestimento de plástico, revestimento de cimento ou outros revestimentos de proteção por razões de corrosão ou abrasão. A ranhura por usinagem envolve a remoção de um terço da espessura total da parede do tubo para fornecer o sulco que engata no alojamento do acoplamento. Usinar uma ranhura remove menos material, a menos profundidade, do que fazer uma rosca no tubo (Figura 3).
A ranhura por usinagem pode ser completada manualmente ou usando ferramentas motorizadas.
Conheça a Ranhuradora de Tubos!