X
Cadastre-se e concorra a um Tablet novinho! O sorteio será realizado no dia 30/09/15.

Pré-sal nos surpreenderá positivamente, diz Lobão

15/05/2013 |
Compartilhar

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou na abertura da 11ª Rodada de Licitações, que os estudos sobre o potencial do pré-sal, que estão sendo realizados nesta terça-feira, 14, vão "surpreender positivamente". Lobão lembrou que o País ficou quase cinco anos sem rodadas de licitações de áreas exploratórias, depois da descoberta do pré-sal, para a elaboração do regime de partilha, do qual participaram o próprio Lobão e a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, atual presidente da República.

 A 11ª rodada não contempla áreas do pré-sal, que terá uma rodada exclusiva em novembro. Lobão lembrou ainda que, em outubro, será realizada uma rodada para a exploração de áreas de gás não convencional. O ministro disse que o Brasil de hoje é bastante diferente do País das últimas rodadas. Citou, por exemplo, que o Brasil não deve, mas sim empresta, recursos ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, em seu discurso de abertura, disse esperar que a rodada fomente empregos e aumente a renda da população brasileira.

Petrobras 

O secretário de óleo e gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida, disse que a Petrobras tem apetite e capacidade de investimento para entrar nas três rodadas de licitação deste ano. Almeida informou que, até agora, na 11ª Rodada de Licitações, a Petrobras tem entrado como operadora em terra e participa em consórcios em blocos marítimos. Participou, inclusive, do lance máximo ofertado a um bloco no Foz do Amazonas, por R$ 345,9 milhões. 

Lobão voltou a dizer que a Petrobras, em tese, entraria com o mínimo de 30% exigidos na rodada do pré-sal em novembro, excepcionalmente aumentando esta participação em consórcio. Ele afirmou, no entanto, que a participação, por regra, pode chegar a 100%. Segundo ele, é de interesse nacional que a Petrobras seja operadora no pré-sal.

Fonte: epocanegocios.globo.com

  • Assistência Técnica (19) 2534 9426
  • Administração (19) 2534 9412
  • Vendas (19) 2534 9400
Merax Máquinas e Equipamentos
Avenida Francisco Luiz Rasera, 825   Água Branca   CEP 13425-084   Piracicaba   SP   Brasil
merax@merax.com.br
Desenvolvido por index soluções
Merax Máquinas e Equipamentos
Avenida Francisco Luiz Rasera, 825   Água Branca   CEP 13425-084   Piracicaba   SP   Brasil
merax@merax.com.br
Desenvolvido por index soluções