X
Cadastre-se e concorra a um Tablet novinho! O sorteio será realizado no dia 30/09/15.

Piracicaba vai abrigar a primeira produção de remanufatura da Caterpillar na América do Sul

10/05/2013 |
Compartilhar
Fazer um produto no fim da vida útil voltar à mesma condição de um novo. Para realizar esse processo industrial, Piracicaba foi escolhida e será a primeira cidade da América do Sul a abrigar uma fábrica da Caterpillar destinada especialmente à remanufatura. Com apoio da Investe São Paulo, a empresa investirá R$ 20 milhões na nova unidade, gerando 70 empregos diretos. A operação também incluirá uma linha de montagem de mangueiras hidráulicas para dar suporte às atividades das fábricas Caterpillar no País.
 
Os detalhes desse investimento foram esclarecidos em coletiva de imprensa realizada na sede da Investe SP nesta quarta-feira, 8 de maio. “Com o processo de remanufatura, a Caterpillar traz para São Paulo um exemplo a ser seguido por indústrias de todo o Brasil, aliando a otimização do processo produtivo à sustentabilidade”, disse na ocasião o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.
 
Para o secretário-adjunto do Meio Ambiente do Estado, Rubens Rizek, a ação da Caterpillar vai ajudar o Governo do Estado a impulsionar iniciativas similares em outros setores da indústria. “A legislação está se tornando cada vez mais rígida quanto a eliminação de resíduos sólidos e a emissão de gases. Se o século 20 foi o da transformação, o 21 deverá ser o da remanufatura”, disse.
 
O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, explicou que Piracicaba tem perseguido o desenvolvimento sustentável como meta de governo. “Nosso município é pioneiro na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estamos montando para o ano que vem o que deverá ser uma das primeiras usinas para a reciclagem de 100% do lixo doméstico”, ressaltou. Também participaram do evento os secretários municipais do Meio Ambiente, Francisco Rogério, e de Desenvolvimento Econômico, Tarcísio Angelo.
 
Já o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil, ressaltou o atendimento realizado pela Investe SP à empresa durante a execução do projeto. “A Investe São Paulo é uma agência que trabalha procurando entender em profundidade as necessidades das empresas. Já trabalhamos com a equipe em outros projetos no passado e devemos continuar trabalhando no futuro”, disse.
 
O processo
O trabalho de remanufatura começa quando o cliente entrega ao fabricante original um componente que não está mais em condições de uso – tais como bombas de água, cabeçotes, bombas de óleo e conjuntos montados de camisa, pistão, biela e anéis. Em seguida, o componente é desmontado, passa por uma limpeza e por uma inspeção. Nessa etapa, com base no modelo original daquele produto, é verificado o que deve ser feito com cada peça para que o componente volte a ter as características de um novo produto. Esse é o processo que vai começar a ser realizado em Piracicaba em agosto deste ano.
 
Na recuperação de sub-componentes, podem ser empregadas diversas técnicas. Por isso, a linha de produção da nova unidade será bastante similar à de uma peça nova. Na fase de recuperação, também podem ser adicionadas peças novas originais.
 
A penúltima etapa da remanufatura é a de montagem do equipamento e, por último, é realizada uma série de testes, para que se assegurem as especificações e a qualidade. Por isso, após passar pelo processo de remanufatura, o componente sai da fábrica com a garantia original do fabricante e chega a custar 40% menos que o novo, proporcionando a mesma confiabilidade, qualidade e desempenho.
 
“Essa é uma das mais importantes contribuições da Caterpillar ao desenvolvimento sustentável, pois estenderemos a vida útil dos recursos não renováveis”, afirmou Calil. Atualmente, nas 17 fábricas de remanufatura da Caterpillar no mundo, apenas 1% do material recebido para remanufatura é descartado como resíduo. A empresa é capaz de remanufaturar mais de 6 mil tipos diferentes de peças.
 
Vantagens da remanufatura
Para os clientes, ter à disposição a possibilidade de utilizar os produtos remanufaturados de uma empresa significa redução nos custos de operação e de manutenção. Quando uma máquina fica paralisada porque uma peça quebra, nem sempre há uma peça nova que possa substituir a anterior, especialmente se aquela máquina já não é mais fabricada. Em muitos casos, a única saída para que a máquina continue em uso é a remanufatura.
 
Finalmente, comparando-se o processo de produção de um produto novo com o da remanufatura, verifica-se uma redução de 90% no consumo de água, 80% no de energia e 50% na emissão de gases. Já o aproveitamento do material é de 99%, o que praticamente elimina a geração de resíduos.
 
“É a Caterpillar mostrando seu compromisso no pós-consumo, economizando energia, água e outros recursos naturais. É um compromisso com o meio ambiente e com as pessoas”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin durante evento na Rio+20, quando a empresa assinou um protocolo de intenções com a Investe SP.
 
“O processo CAT Reman é muito importante para o meio ambiente, pois devolve aos componentes usados a sua condição original, estando plenamente alinhado às políticas governamentais para a destinação de resíduos sólidos e a responsabilidade pós-consumo”, conclui Calil.
 
Por que Piracicaba?
A proximidade da sede da Caterpillar Brasil e de seu centro de distribuição de peças foram fatores fundamentais para a escolha do local onde será instalada a unidade de remanufatura da empresa, na rodovia Luiz de Queiroz, km 157, em Piracicaba.
 
Também contribui para a decisão a infraestrutura existente na cidade e a política de sustentabilidade ambiental estadual, que está comprometida com os mesmos pilares da política corporativa da Caterpillar. A previsão é de que a nova unidade comece suas operações em agosto.
 
Sobre a Caterpillar Brasil
Com fábricas em Piracicaba (SP) e Campo Largo (PR), a Caterpillar Brasil comemora 59 anos de absoluta liderança de mercado nos segmentos que atende. A linha nacional de produtos inclui 36 modelos diferentes de máquinas, incluindo escavadoras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras. A Caterpillar também produz grupos geradores na faixa de 32 a 6.000 kVA, bem como ferramentas especiais e acessórios para seus equipamentos.
 
A empresa é a principal exportadora em seu segmento de mercado e a 13ª do País. Tem 5.200 funcionários e é conhecida pela qualidade de seus produtos, por suas ações socialmente responsáveis e respeito pelo meio ambiente e por ser a única empresa brasileira há seis anos entre as cinco Melhores para Trabalhar pelo Instituto Great Place to Work.
 
Sobre a Caterpillar Inc
Por mais de 85 anos, a Caterpillar Inc. tem viabilizado o progresso e impulsionado mudanças positivas e sustentáveis em todos os continentes. Com vendas e receitas de U$ 65,875 bilhões em 2012, é líder global de tecnologia e fabricação de equipamento de construção e mineração, motores limpos, a diesel e gás natural e turbinas industriais a gás.

Fonte: Piracicaba.sp.gov

  • Assistência Técnica (19) 2534 9426
  • Administração (19) 2534 9412
  • Vendas (19) 2534 9400
Merax Máquinas e Equipamentos
Avenida Francisco Luiz Rasera, 825   Água Branca   CEP 13425-084   Piracicaba   SP   Brasil
merax@merax.com.br
Desenvolvido por index soluções
Merax Máquinas e Equipamentos
Avenida Francisco Luiz Rasera, 825   Água Branca   CEP 13425-084   Piracicaba   SP   Brasil
merax@merax.com.br
Desenvolvido por index soluções