X
Cadastre-se e concorra a um Tablet novinho! O sorteio será realizado no dia 30/09/15.

Construtoras mostram recuperação com retomada de lançamentos

03/05/2013 |
Compartilhar

Dados preliminares do primeiro trimestre mostram que as construtoras e incorporadoras podem ter deixado para trás o pior momento da readequação de suas operações para retomar o ritmo de lançamentos, após forte desaceleração no ano passado, em meio à economia fraca e a problemas com obtenção de licenças.

Segundo números operacionais de sete empresas que integram o setor na Bovespa, as vendas contratadas de janeiro a março foram 38 % maiores em relação a um ano antes.

Já os lançamentos, responsáveis por boa parte do declínio sofrido pelo setor em 2012, superaram o volume de vendas, com aumento anual de 48,6 %.

"O período ainda é de recuperação para as construtoras e, naturalmente, os lançamentos devem ser beneficiados", disse o analista Wesley Bernabé, do BB Investimentos.

No ano passado, o ritmo de lançamentos foi prejudicado pela demora na aprovação de novos empreendimentos por parte das prefeituras e também pela atividade econômica mais fraca no país. Isso exigiu que as companhias tivessem que reduzir o ritmo de lançamentos e de vendas. Muitas adiaram para o início deste ano lançamentos programados para o fim de 2012.

Em pesquisa recente, a empresa de consultoria imobiliária Lopes apontou que os lançamentos no Brasil podem aumentar cerca de 7 % neste ano, após queda de cerca de também 7 % no ano passado.

"A expectativa é de que as empresas mais expostas ao mercado de São Paulo tenham maior potencial para lançamentos em função dos atrasos no ano passado", disse Bernabé, citando os casos de Cyrela Brazil Realty e Tecnisa, esta última favorecida por um lançamento de grandes proporções no primeiro trimestre-- o Jardim das Perdizes, em São Paulo.

Além da freada nos lançamentos, uma série de revisões de custos e orçamentos pesou sobre o desempenho do setor, após o crescimento acelerado em 2010, quando as empresas partiram para novas regiões e ingressaram em segmentos em que não atuavam, além de apelarem para a terceirização de obras.

Fonte: Exame.com

 

  • Assistência Técnica (19) 2534 9426
  • Administração (19) 2534 9412
  • Vendas (19) 2534 9400
Merax Máquinas e Equipamentos
Avenida Francisco Luiz Rasera, 825   Água Branca   CEP 13425-084   Piracicaba   SP   Brasil
merax@merax.com.br
Desenvolvido por index soluções
Merax Máquinas e Equipamentos
Avenida Francisco Luiz Rasera, 825   Água Branca   CEP 13425-084   Piracicaba   SP   Brasil
merax@merax.com.br
Desenvolvido por index soluções