X
Cadastre-se e concorra a um Tablet novinho! O sorteio será realizado no dia 30/09/15.

Região Sul receberá um dos maiores complexos eólicos da América Latina

15/09/2012 |
Compartilhar

 A Eletrosul Centrais Elétricas (subsidiária da Eletrobras), em parceria com a fabricante espanhola de aerogeradores Gamesa, assinou a ordem de serviço para o início imediato das obras de construção do Complexo Eólico Geribatu, que será instalado em Santa Vitória do Palmar, no litoral sul gaúcho.

 
Previsto para funcionar plenamente em março de 2014, o complexo receberá investimentos na ordem de R$ 1 bilhão e contará com 258 megawatts (MW) de capacidade instalada, produzindo energia para o consumo de mais de 1,6 milhão de pessoas. Ao todo, serão instalados 129 aerogeradores, distribuídos em dez parques eólicos. “As primeiras turbinas eólicas estarão em operação no segundo semestre de 2013”, adianta Ronaldo dos Santos Custódio, diretor de engenharia e operação da Eletrosul.
 
Segundo Custódio, trata-se do segundo maior empreendimento eólico latino-americano, atrás apenas de outro projeto no Nordeste brasileiro, o de Alto Sertão 1, que tem capacidade instalada de 294 MW.
 
O empreendimento é uma parceria da Eletrosul com o Fundo de Investimentos em Participações – FIP Rio Bravo, responsável por 51% do negócio. Os 49% restantes pertencem à estatal.
 
Em números…
Devido às obras em Santa Vitória do Palmar serão abertos e recuperados cerca de 70 quilômetros de estradas. Aproximadamente 60 quilômetros de linhas subterrâneas transportarão a energia dos aerogeradores até uma subestação coletora. Cada gerador terá 78 metros de altura e 97 metros de diâmetro.
 
Em parceria com a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletrosul irá construir 490 quilômetros de linhas de transmissão, três novas subestações e ainda ampliar uma já existente. Cerca de R$ 700 milhões devem ser investidos.
 
Entre diretos e indiretos, deverão ser gerados cerca de 3 mil empregos na região. “Os investimentos irão transformar o perfil econômico da cidade de Santa Vitória do Palmar, que tem perto de 32 mil habitantes. Além dos empregos, a população vai ganhar mais infraestrutura, segurança e uma renda extra”, conta Custódio.
 
Eólica em alta
A Eletrosul possui ainda mais três empreendimentos eólicos, todos no Rio Grande do Sul, devido ao potencial energético da região. Em junho deste ano, a empresa inaugurou o Complexo Eólico Cerro Chato, com 90 MW de capacidade instalada, em Sant’Ana do Livramento. Na mesma cidade está sendo construído o Complexo Eólico Livramento, com 78 MW de capacidade, previsto para o primeiro trimestre de 2013. Já as obras em Chuí devem ser iniciadas ainda até o final do ano. Juntos, os quatro empreendimentos totalizarão 570 MW de potência.
 
Fonte: Agência Brasil
  • Assistência Técnica (19) 2534 9426
  • Administração (19) 2534 9412
  • Vendas (19) 2534 9400
Merax Máquinas e Equipamentos
Avenida Francisco Luiz Rasera, 825   Água Branca   CEP 13425-084   Piracicaba   SP   Brasil
merax@merax.com.br
Desenvolvido por index soluções
Merax Máquinas e Equipamentos
Avenida Francisco Luiz Rasera, 825   Água Branca   CEP 13425-084   Piracicaba   SP   Brasil
merax@merax.com.br
Desenvolvido por index soluções